JAN GOSSAERT
(MABUSE)
 
 
BIOGRAFIA
 
VIDA
 
Jan Gossaert, chamado Mabuse,  nasceu em 1478 na cidade de Maubeuge, na então conflagrada região flamenga de Hennegau, sendo esta a orígem do seu cognome latinizado para Malbodius, que resultou em Mabuse, como foi amplamente conhecido; faleceu em 1532, na cidade de Middelburg, na província holandesa de Zeeland.
 
        São  bastante obscuras as informações que temos sobre o início de seu aprendizado; supõe-se que tenha sido com Gèrard Davi em Bruges; e o princípio de sua carreira é uma lacuna imensa. Mabuse era excepcional desenhista e gravador; no entanto, parece que Mabuse foi o primeiro a ter representatividade no chamado estilo antuerpiano, assinando o desenho intitulado "As núpcias místicas de Sta. Catarina". Conduzido à Itália por seu protetor Philip de Burgundy, Mabuse visitou Trento, Verona, Mantua e Florença, onde descobre o brilho do il Quattrocento, ou seja o século XV,  assim como o esplendor da arte Clássica Antiga.
 
        Retornando à sua terra continuou estudando e pintando por alguns anos (1509-1516), durante os quais recebeu várias encomendas religiosas, executando-as com os requintes técnicos da iconografia tradicional flamenga, acrescidas do estilo renascentista italiano, tomando como inspiração o exemplo de Dürer, que provavelmente foi seu mestre na arte da gravação.
 
        Mabuse é o primeiro pintor do início do século XVI a introduzir na Holanda o novo estilo Renascentista oriundo da Itália. O seu "Cristo no Horto das Oliveiras" é um dos primeiros "noturnos" de orígem nórdica, calcado intensamente na inspiração de Dürer e Mantegna.
 
        Estabelecendo-se em Souburg no final de 1515, sempre sob o patrocínio de Philip de Burgundy, Mabuse finalmente começou a pôr em prática toda a arte que lhe fora inspirada na Itália, tornando-se um pintor renascentista por excelência. Encorajado por seu patrono, e a seu convite, foi induzido a planificar e decorar um palácio em estilo italiano, para o qual Mabuse, em tempo integral, pintou os nus da mitologia clássica, os quais não tiveram precedentes nas províncias de Flandres. Logo a seguir, ele decora o ataúde de Fernando, o Católico, com troféus marciais e figuras nuas em estilo tendendo ao clássico.
 
        Mabuse sempre devotou mais tempo aos desenhos, e tinha uma atração particular pela pena e o nanquim. Mais no final, em 1527, dedicou-se, em grande escala, à pintura de motivos e figuras mitológicas, usando motivos arquitetônicos soberbos e elegantes como fulcro de seu trabalho.
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lady Portrayed as Mary Magdalene
 
1525 - Adam and Eve
 
Deposition - c. 1510-15
 
Young Girl with Astronomic Instrument - 1520
 
Danaë - 1527
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical: 
El Barbero de Sevilla
Gioacchino Antonio Rossini, *1792  +1868
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha