Correggio -
Self-portrait
ANTONIO ALLEGRI
(CORREGGIO)
2
VIDA
(2ª
Parte)
Se é certo que seus
contemporâneos lhe reconheceram o gênio, não deixaram de se surpreender
com as audácias de suas composições, seu colorido e a "morbideza" que
constitui o fascínio de seus nus, de seus anjos sorridentes e de suas
paisagens. O prestígio do pintor se mantém no século XVII graças ao
entusiasmo que despertou nos Carracci e, no século XVIII, a suas
afinidades com o Rococó. No século XIX, Riegi o considerou um precursor do
Barroco, símbolo do gosto moderno em oposição ao gosto clássico; mas, em
geral, Correggio já não é, nem de longe, tão apreciado como no passado.
Além das obras
mencionadas, deve-se citar alguns pequenos quadros, como a bela
"Natividade (Milão, Brera) e a série de madonas - "Madona
Campori"
(Galleria Estense, Modena), a Virgem da Cesta (National Gallery, Londres), a "Virgem com o Menino"(Uffizi) e o "Casamento de Santa Catarina" (Museu do Louvre) - que se tornou um patrimônio popular da arte italiana, com milhares de reproduções dos países católicos. Outras de suas madonas
famosas encontram-se na pinacoteca do Pallazzo della Pilotta (Parma) e na
Galerie em Dresden. O estilo pré-Rococó de Correggio manifesta-se
sobretudo em suas decorações do convento San Paolo, em
Parma.
|
Outras
considerações sobre a Vida e Obra de
CORREGGIO
encontram-se nos arquivos
"Correggio 1" e "Correggio 3" no site
|
1525-30 - Madonna della Scodella - Galleria Nazionale,
Parma |
1530-32 - Madonna with
St George - Gemäldegalerie,
Dresden |
1526-27 -
The Mystic Marriage of St Catherine - Musée du Louvre,
Paris |
1526-30 - Assumption
of the Virgin - Duomo,
Parma |
1526-30 -
Assumption of the Virgin (detail) - Duomo,
Parma |
Fontes:
Enciclopédia
Mirador Internacional, Encyclopaedia
Britannica do
Brasil Publicações Ltda. São Paulo,
Rio de Janeiro,
Brasil, Volume 6, págs. 2.914 -2.915.
Fundo
Musical:
Celtic Music - Harp and
Flute Produção:
Mario
Capelluto
Pesquisa e
Formatação:
Ida
Aranha
Dezembro,
2011
|
Ética na
Internet:
Respeite os
créditos ao repassar e
não altere
formatação alheia.
|