" O Concerto"
 

No passado, Andrey Filipov (Aleksey Guskov) era o renomado e respeitado maestro da orquestra de Bolshoi. Ele perdeu seu lugar por se negar a expulsar os instrumentistas judeus da orquestra, caindo em desgraça com o então todo-poderoso premiê Leonid Brejnev e agora é apenas um faxineiro do Teatro Bolshoi, em Moscou.

Em uma das noites de trabalho, limpando a sala do chefe polonês, Andrei  acidentalmente intercepta um fax encaminhado ao diretor do Teatro, solicitando a contratação da orquestra do Bolshoi para uma apresentação de gala no conceituado Teatro Châtelet de Paris. É a chance de sua vida! Sem imaginar as consequências, o ex-maestro decide enganar o verdadeiro Bolshoi e ele próprio se apresentar na capital francesa. Mas, para isso, terá de montar uma orquestra inteira... em 15 dias.

Tudo isso é apresentado com um humor encantador, um ótimo ritmo de comédia, e um belo roteiro que guarda boas surpresas para o final.

"O Concerto" foi um filme  indicado a quatro prêmios César (ganhou os de Som e de Trilha Sonora) e ao Globo de Ouro de melhor filme em língua não inglesa.

Alexeï Guskov ... Andrey Simonovich Filipov

Informações Técnicas:

Título no Brasil: O Concerto
Título Original: Le concert
País de Origem: França / Itália / Romênia / Bélgica / Rússia
Títulos Alternativos: Concertul / Il Concerto / Kontsert / The Concert

Direção:

 Radu Mihaileanu

Premiação:
CÉSAR
Ganhou:

Melhor Trilha Sonora
Melhor Som
 

Indicações:

Melhor Filme
Melhor Diretor - Radu Mihaileanu
Melhor Edição
Melhor Roteiro Original
 

Cinemania Film Festival de Montreal

Ganhou
Prêmio do Público
 
 

Globo de Ouro - 2011

 

 

Mélanie Laurent ... Anne-Marie Jacquet / Lea

Elenco:

Alexeï Guskov ... Andrey Simonovich Filipov
Dimitri Nazarov ... Aleksandr 'Sasha' Abramovich Grosman
Mélanie Laurent ... Anne-Marie Jacquet / Lea
François Berléand ... Olivier Morne Duplessis
Miou Miou ... Guylène de La Rivière
Valeri Barinov ... Ivan Gavrilov
Lionel Abelanski ... Jean-Paul Carrère
Laurent Bateau ... Bertrand
Vlad Ivanov ... Pyotr Tretyakin
Anna Kamenkova Pavlova ... Irina Filipova
Roger Dumas ... Momo
Anghel Gheorghe dit 'Caliu Din Clejani' ... Vassili
Aleksander Komissarov ... Viktor Vikich
Vitalie Bichir ... Moïse
Despina Stanescu ... Rivka
Guillaume Gallienne de la Comédie Française ... Laudeyrac
Valentin Teodosiu ... Leonid Vinichenko
Ion Sapdaru ... Kostya Zhenkin
Ramzy Bedia ... Porprietário do 'Le Trou Normand'

 
Trilha Sonora
 
A trilha sonora foi composta por Armand Amar com um número escrito por Radu Mihãileanu ("Le Trou Normand!). O tema musical que tem um role central no filme e é tocado durante a cena final  é o "Violin Concerto in D major, op. 35, de Tchaikovsky. Seleções clássicas de Mahler, Meldelssohn, Mozart e Khachaturian são também incluídas na trilha sonora.
 
 
 
 

 
 
 
 
Pyotr Ilyich Tchaikovsky por Nikolay Kuznetsov,  1893
 
 
 
 
Tchaikovsky, Piotr Ilyich (1840-1893), compositor russo, aluno de Anton Rubinstein (1875) foi um dos músicos mais destacados do século XIX.  Suas obras mais conhecidas se caracterizam por  passagens muito melódicas, com movimentos que sugerem uma profunda melancolia e se combinam com outros, extraídos da música popular.
 
Assim como seu contemporâneo, o compositor russo Nikolai Rimski-Korsakov, Tchaikovsky dominava a orquestração. Os balés, em particular, contém surpreendentes efeitos de colorido orquestral. Seus trabalhos sinfônicos, com grande conteúdo melódico, também têm um forte desenvolvimento temático abstrato. Em suas melhores óperas, como "Eugene Oneguín" e "A Dama de Espadas", utilizou passagens melódicas altamente sugestivas para descrever, de forma concisa, uma situação dramática com um efeito intenso. Seus balés, dentre os quais se destacam "O lago dos Cisnes" e "A Bela Adormecida", ainda não foram superados em sua intensidade melódica e em seu brilho instrumental. Compostos em estreita colaboração com o coreógrafo Marius Petipa, representam a primeira tentativa de usar música dramática para dança depois do balé operístico do compositor alemão Christoph Willibald Gluck.
 
Tchaikovsky também ampliou o poema sinfônico, e seus trabalhos neste campo, como a abertura "Romeu e Julieta" e "Hamlet", se destacam por uma evocação altamente melódica do ambiente literário em que se baseiam.
 
 


 
 
 
 
Créditos:
Fontes (editadas)
 
 
 
 Pesquisa, edição de texto e formatação:
Ida Aranha