Alton Glenn Miller, nasceu em Clarinda, Iowa, em 1º de março de 1904, mas foi em Platte Norte, Nebraska, que ele começou a se interessar por música.
 
Em 1923, depois de abandonar vários cursos na Universidade de Colorado, assumiu a carreira de músico profissional, viajando com várias orquestras e, em Los Angeles, fez parte de um grupo de Ben Pollack,  onde teve oportunidade de escrever alguns arranjos.
 
Daí foi para Nova York, onde, em 1928, casou-se com sua amada da faculdade, Helen Burger, e atuou como free-lancer.
 
Tocou, depois, em várias partes dos Estados Unidos com a orquestra de Tommy e Jimmy Dorsey. Em 1934 Glenn se tornou diretor musical da Osquestra de Dorsey.
 
Em abril de 1935 Glenn registrou o nome Miller, vendeu algumas músicas para a Colúmbia e, em 1937 formou sua própria orquestra, mas não foi feliz.
 
Sem dinheiro, deprimido, voltou para Nova York, onde em 1938 forma a nova orquestra e daí para a frente os sucessos foram crescentes, com Chattanooga Choo Choo, Pennsylvania 6-5000, In The Mood, etc, sendo que a música "Moonlight Serenade" fez parte da trilha sonora de vários filmes e tornou-se a música-tema de Glenn Miller.
 
Como o país estava em guerra, em 7 de outubro de 1942 Glenn Miller se alistou no Exército com o fito de, através da música, levantar o moral das tropas, fixando-se na Inglaterra.
 
No outono de 1944 foi programada uma excursão de seis semanas com base em Paris e Glenn foi na frente para organizar o evento. Em 15 de dezembro subiu a bordo de um avião de transporte para Paris, nunca mais a ser visto novamente. Tinha 40 anos.
 
 
 
  
                                                                                      Pesquisa e formatação: Ida Aranha
 
 mario.capelluto@globo.com
http://www.sabercultural.com