FRÉDÉRIC-FRANÇOIS  CHOPIN
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Chopin num retrato pintado por Eugène Delacroix, 1838

 

Frédéric Chopin era filho do professor francês Nicolas Chopin, que dava aulas de língua e literatura francesas, e da pianista polonesa Justina Krazizanovska. Alguns meses após o seu nascimento, a família foi morar em Varsóvia, onde transitava entre os nobres e a burguesia.

Chopin teve uma infância culta. Aos seis anos passou a ter um professor de piano, Adalbert Zwini, que lhe apresentou as obras de Bach e Mozart.

Seu primeiro concerto público ocorreu quando ele tinha oito anos. Na mesma época viu publicada sua primeira obra, uma polonaise. Prosseguiu conciliando seus estudos no Liceu de Varsóvia com as aulas de piano.

Em 1825, apresentou-se para o czar Alexandre I. No ano seguinte ingressou no Conservatório de Varsóvia, onde iniciou seus estudos com o compositor Joseph Elsner.

 
Outras referências sobre a vida e a obra de Chopin
encontram-se nas mostras 1 e 2.
 
 
 
 
 
Fontes: Vários sites na Internet.
 
 
 
 

 

Escultura da mão esquerda de Chopin feita por Auguste Clesinger

 

Música

A música de Chopin para o piano combinava um senso rítmico único (particularmente o seu uso do rubato), e o uso frequente do cromatismo e do contraponto a partir do qual associava à beleza melódica uma não menos bela e vigorosa linha do baixo. Essa mistura produz uma sonoridade particularmente delicada na melodia e na harmonia, que são, todavia, sustentadas por sólidas e interessantes técnicas harmônicas.

Ele levou o novo gênero de salão do noturno, inventado pelo compositor irlandês John Field,  a um nível mais aprofundado de sofisticação. Três de seus vinte e um noturnos foram publicados apenas após sua morte, em 1849. Ele também manteve formas de dança popular, como a mazurca polonesa e a valsa, a valsa vienense,  com uma maior variedade de melodia e de expressão. Chopin foi o primeiro a escrever baladas e scherzi  como peças individuais. Chopin também tomou o exemplo dos prelúdios e fugas de Bach, transformando o gênero em seus próprios prelúdios.

 

 
 
 
Escultura de Chopin at Singapore Botanical Gardens
 
 
 
 
 
AS MÚSICAS MAIS DIVULGADAS DE CHOPIN
 
Mazurkas
Mazurka in F# m, Op.6 Nº.1 *
Mazurka in C# m, Op.6 Nº.2
Mazurka in C, Op.6 Nº.3
Mazurka in Bb, Op.7 Nº.1
Mazurka in A m, Op.7 Nº.2
Mazurka in B m, Op.30 Nº.2
Mazurka in D, Op.33 Nº.2
Mazurka in B m, Op.33 Nº.4
Mazurka in Ab, Op.59 Nº.2
Mazurka in C# m, Op.63 Nº.3
Mazurka in G, Op.67 Nº.1 (posthumous)
Mazurka in G m, Op.67 Nº.2 (posth.)
Mazurka in A m, Op.67 Nº.4 (posth.)
Mazurka in A m, Op.68 Nº.2 (posth.)
 
Nocturnes
Nocturne Nº.1 in Bb m, Op.9 Nº.1
Nocturne Nº.2 in Eb, Op. 9 Nº.2 *
Nocturne Nº.3 in B, Op.9 Nº.3
Nocturne Nº.4 in F, Op.15 Nº.1
Nocturne Nº.5 in F#, Op.15Nº.2
Nocturne Nº.6 in G m, Op.15 Nº.3
Nocturne Nº.7 in C# m, Op.27 Nº.1
Nocturne Nº.8 in Db, Op.27 Nº.2
Nocturne Nº.9 in B, Op.32 Nº.1
Nocturne Nº.10 in Ab, Op.32 Nº.2
Nocturne Nº.11 in G m, Op.37 Nº.1
Nocturne Nº.12 in G, Op.37 Nº.2
Nocturne Nº.13 in C m, Op.48 Nº.1 *
Nocturne Nº.14 in F# m, Op.48 Nº.2
Nocturne Nº.15 in F m, Op.55 Nº.1
Nocturne Nº.16 in Eb, Op.55 Nº.2
Nocturne Nº.17 in B, Op.62 Nº.1
Nocturne Nº.18 in E, Op.62 Nº.2
Nocturne Nº.19 in E m, Op.72 Nº.1 (posth.)
Nocturne in C# m "Lento con gran expressione", Br.49
Nocturne in C m, Br.108
 
Études
Etude in C, Op.10 Nº.1
Etude in A m, Op.10 Nº.2
Etude in E, Op.10 Nº.3 *
Etude in C# m, Op.10 Nº.4
Etude in Gb, Op.10 Nº.5
Etude in Eb m, Op.10 Nº.6
Etude in C, Op.10 Nº.7
Etude in F, Op.10 Nº.8
Etude in F m, Op.10 Nº.9
Etude in Ab, Op.10 Nº.10
Etude in Eb, Op.10 Nº.11
Etude in C m, Op.10 Nº.12
Etude in Ab, Op.25 Nº.1
Etude in G# m, Op.25 Nº.6
Etude in C# m, Op.25 Nº.7
Etude in Gb, Op. 25 Nº.9
Etude in A m, Op.25 Nº.11
Etude in C m, Op.25 Nº.12
Etude Nº.1 in F m from "Trois Nouvelles Etudes", Br.130
 
Waltzes
Waltz in Eb, Op.18
Waltz in A m, Op.34 Nº.2
Waltz in Ab, Op.42
Waltz in Db, Op.64 Nº.1 ("Minute")
Waltz in C# m, Op.64 Nº.2 *
Waltz in Ab,Op.69 Nº1 ("L'Adieu") (posth.) *
 Waltz Op.69 Nº.1
Waltz in B m, Op.69 Nº.2 (posth.)
Waltz in F m, Op.70 Nº.2 (posth.)
Waltz in Eb, Br.46 
Waltz in E m, Br.56
 
Ballades
Ballade Nº.1 in G m, Op.23 *
Ballade Nº.2 in F, Op.38
Ballade Nº.3 in Ab, Op.47
Ballade Nº.4 in F m, Op.52 *
 
Preludes
Prelude in C, Op.28 Nº.1
Prelude in Am, Op.28 Nº.2
Prelude in G, Op.28 Nº.3
Prelude in E m, Op.28 Nº.4
Prelude in D, Op.28 Nº.5
Prelude in B m, Op.28 Nº.6
Prelude in A, Op.28 Nº.7
 Prelude in F#, Op.28 Nº.8
Prelude in E, Op.28 Nº.9
Prelude in B, Op.28 Nº.11
Prelude in Db, Op.28 Nº.15 *
Prelude in Bb m, Op.28 Nº.16
Prelude in C m, Op.28 Nº.20
Prelude in F, Op.28 Nº.23
Prelude in D m, Op.28 Nº.24 *
Prelude in C# m, Op.45
 
Scherzos
Scherzo Nº.3 in C# m, Op.39
 
Sonatas
Piano Sonata Nº.2 in Bb m, Op.35: Mov.1 "Grave"; Mov.2 "Scherzo"; Mov.3 "Marche Funebre"; Mov.4 "Presto"
Piano Sonata Nº.3 in B m, Op. 58: Mov.1 "Allegro"; Mov.2 "Scherzo"; Mov.3 "Largo"; Mov.4 "Presto"
 
Polonaises
Polonaise in A, Op.40 Nº.1
Polonaise in C m, Op.40 Nº.2
Polonaise in Ab, Op.53 *
Polonaise in G m, Br.1
 
Other Piano Works
Berceuse in Db, Op.57
Barcarole in F#, Op.60 *
Fantaisie-Impromptu in C# m, Op.66 (posth.) *
 
Os arquivos assinalados com um asterisco (*) são 
das músicas mais prestigiadas e conhecidas de Chopin.
 
 
 
 
 
 
 
Escultura de Chopin em Ustka, Polônia
 
 
 
 

Rubinstein disse o seguinte sobre a música de Chopin e sua universalidade:

"Chopin era um gênio de enlevo universal. Sua música conquista as mais distintas audiências. Quando as primeiras notas de Chopin soam por entre o salão de concerto, há um feliz suspiro de reconhecimento. Todo os homens e mulheres do mundo conhecem sua música. Eles amam isso. Eles são movidos por isso. No entanto, não é uma "música romântica", no sentido byroniano. Não conta histórias ou quadros pintados. É expressiva e pessoal, mas ainda assim uma arte pura. Mesmo nesta era atômica abstrata, onde a emoção não está na moda, Chopin perdura. Sua música é a linguagem universal da comunicação humana. Quando eu toco Chopin sei que falo diretamente para os corações das pessoas!"
 
 
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
 
Nocturne nº 2 in Eb, Op 9, nº 2
Frédéric-François Chopin, *1810  +1840
 
 
 
Pesquisa e formatação:
 Mario Capelluto e Ida Aranha