LEONARDO  DA  VINCI 
1
Pintura
 
 
 
 
Self-portrait, c. 1468
 
 
 
LEONARDO DA VINCI
1452-1519
 
Arquiteto, mecânico, urbanista, engenheiro, fisiólogo, químico, escultor, botânico, geólogo, cartógrafo, físico; precursor da aviação, da balística, da hidráulica; inventor do escafandro, paraquedas, isqueiro, pintor.
 
 
Biografia Cronológica
 
1452 - 15 de abril - Leonardo nasce em Vinci, filho de Piero e Catarina.
1466 - transfere-se com a família para Florença e vai trabalhar no ateliê de Andrea Verrocchio.
1472 - participa da Congregação dos Pintores de Florença.
1472 - primeiro desenho datado de Leonardo.
1478 - executa um painel de altar para a Capela de São Bernardo, no Palácio da Senhoria.
1481 - é encarregado de executar um painel para a igreja dos frades de São Donato, de Scopeto, próxima a Florença; é a "Adoração dos Magos", incompleta.
1482 - transfere-se para Milão, e oferece seus serviços a Ludovico Sforza, o Mouro, senhor da cidade, apresentando-se como engenheiro, arquiteto e pintor.
1483 - estipula um contrato com os irmãos De Predis, pintores em Milão, para a execução de um painel de altar por conta da Irmandade da Conceição.
1485 - Ludovico, o Mouro, encomenda-lhe uma pintura sobre madeira para oferecer ao rei da Hungria.
1490 - 13 de janeiro: por ocasião do casamento de Isabel de Aragão com o Duque Gian Galeazzo Sforza, é representada, no Castello Sforzesco, a "Festa do Paraíso" com cenas e vestuários de Leonardo; em seguida é convocado a Pávia, onde projeta a catedral da cidade.
1491 - organiza a justa (torneio) para o casamento de Ludovico, o Mouro, com Beatriz d'Este.
1493 - Expõe em Milão o modelo do monumento a Francesco Sforza.
1495 - inicia com ardor os trabalhos para "A Ceia" no refeitório do Mosteiro de Santa Maria delle Grazie, em Milão, trabalhos que terminarão mais de 3 anos depois; pinta o retrato de Cecília Gallerani, conhecido como "A Dama com o Arminho".
1498 - decora o forro da Sala delle Asse, no Castelo Sforzesco de Milão.
1499 - depois da fuga de Ludovico, o Mouro, deixa Milão, ocupada pelas tropas de Luís XII, e transfere-se para Florença.
1500 - janeiro - fevereiro: em Mântua, na corte de Isabel d'Este, executa um retrato dela.
1502 - César Bórgia o nomeia como Engenheiro Militar.
1503 - volta a Florença e recebe do magistrado supremo da República Florentina o encargo de desviar o curso do Arno para obrigar Pisa a render-se; é-lhe encomendado o afresco da "Batalha de Anghiari" para a Sala do Conselho, no Palazzo Vecchio; estuda o voo e constroi a máquina para voar.
1506 - é convidado por Carlo d'Amboise para Milão.
1507 - é nomeado "pintor e engenheiro" na corte de Luís XII da França. Pinta a "Gioconda", "Baco", "Leda" e "São João Batista".
1508 - volta a Florença e continua seus estudos científicos; em setembro está em Milão, onde estuda hidráulica.
1513 - deixa Milão por Roma, onde é protegido pelo irmão do Papa Leão X; nessa época, estuda ótica.
1516 - transfere-se para o Castelo de Cloux, próximo a Amboise.
1518 - apronta os festejos por ocasião do batismo do Delfim e do casamento de Lourenço de Medici.
1519 - 25 de abril: dita seu testamento. 2 de maio: morre em Cloux e é sepultado no convento da Igreja de Saint Florentin, em Amboise.
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Outras referências à vida e obra de
Leonardo da Vinci
encontram-se no site
 
 
1 - Especiais/Leonardo da Vinci, 2, 3, 4, 5, 6 e 7,  e em
 
2 - Obras Célebres/Mona Lisa
 
 
 
 

THE VIRGIN AND CHILD WITH ST. ANNE

(c.1510, 168x112 cm) - Museu do Louvre, Paris.

Pintada para o altar-mor da Igreja de Santa Annunziata, em Florença, foi a obra predileta de Leonardo. Pietro de Nuvolaria deu a chave da interpretação desta obra: a Virgem tenta separar seu filho do cordeiro, que simboliza a paixão de Cristo. Santana, representando a Igreja, retém sua filha.

 
 
 

A VIRGEM DOS ROCHEDOS

 (1483-86 - 198x123 cm) Museu do Louvre, Paris

Nota-se aqui a influência do misticismo renascentista. Há duas versões deste quadro. A que está no Museu do Louvre é aquela em que Leonardo trabalhou sozinho, numa visão pessoal, com as imagens emergindo de uma atmosfera vibrátil, densa, quando os objetos perdem os contornos rígidos para respirar livremente, irradiando uma luz interna, nascida do íntimo, como se viesse mesmo da própria vida contida em cada um.

 
 
 
 
 

Mona Lisa (Gioconda)

(1505-6 -  77 x53 cm).  Museu do Louvre, Paris.

Segundo Vassari, Francesco del Giocondo, um rico florentino, encomendou a Leonardo um retrato de sua mulher, Mona Lisa. Quatro anos depois o quadro não está pronto. Aqui começa o grande debate: quem é a dama do quadro? A mulher do Giocondo? Ou é o retrato de Constança d'Avalos, Duquesa de Francavilla "inclusive com o veu negro de viúva"? O  retrato de "Mona Lisa del Giocondo" é considerado por muitos como  o quadro mais célebre do mundo por seu toque de mistério e qualidades de composição.

 
 
 
 
 

                Mona Lisa (detail  1)

                                    Outras referências a esta obra encontram-se no site

                                    www.sabercultural.org

                                   Obras Célebres - Mona Lisa - Leonardo da Vinci.

 
 
 
 

                                 PORTRAIT  OF  GINEVRA DE BENCI

                                  (1474 -1478 - 42x37 cm.) National Gallery of Art, Washington, USA

                                                     Este quadro mostra uma quase adolescente de traços marcados e severos.

 
 
 
 
 

                                                        THE BATTLE OF AGLIHARI (detail)

                                        Esta é uma pintura feita por Leonardo da Vinci, danificada  pelos séculos.

          É  mais conhecida pela cópia feita por Rubens, hoje no Museu do Louvre, Paris.

                                                                                

 
 
 
 
 

 
Créditos
 
Fonte dos textos:
 
Gênios da Pintura, Abril S. A. Cultural e Industrial, São Paulo, SP.
Copyright Mundial 1967 Fratelli Fabbri Editori, Milão, Itália
Volume 1, págs. 182-184 / 201-203
 
 
 
 
Fundo Musical:
Clair de Lune
Claude Achille Debussy, *1862   +1918
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
 
Pesquisa, edição de texto, formatação:
Ida Aranha
 
 
 
Janeiro, 2012
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ética na Internet
 
Respeite os créditos ao repassar
e não altere formatação alheia.