Igreja de Santo Inácio, Roma (Primitiva)

 

ANDREA POZZO

 

VIDA

        Arquiteto e crítico de arte italiano, Pozzo nasceu em Trento a 30 de novembro de 1642 e morreu em Viena a 31 de agosto de 1709. Foi muito conhecido por seus grandiosos afrescos usando a técnica ilusionística chamada quadratura, na qual a arquitetura e fantasia se entremisturam. Sua obra-prima é o teto da nave da Igreja de Santo Inácio, em Roma. Foi um artista extraordinário, versátil como arquiteto, decorador, pintor, teórico da arte e uma figura significativa no Barroco Romano. Estudou pintura em Milão, Gênova e Veneza. Entrou na vida eclesiástica ainda muito jovem, na Ordem dos Jesuítas.

 

OBRA

        Sua obra-prima, as perspectivas  quiméricas  em afrescos da cúpula, o abside  e o teto da Igreja Jesuíta de Santo Inácio, em Roma, é uma das mais notáveis criações da Roma Barroca, e guiou por várias gerações o estilo de decoração interna do Barroco em afrescos de tetos por toda a parte da Europa Católica.

        Na parte plana do teto ele pintou uma alegoria, em perspectiva, celebrando o espírito destemido de dois séculos de missionários Jesuitas intrépidos e apostólicos. Para a sensibilidade moderna, isto parecerá demonstrar a parceria imperialista do Catolicismo Europeu com as explorações coloniais em outros continentes. A luz vem de Deus, o Pai, para o Sol, que a transmite para Santo Inácio, quando se reparte em quatro raios em direção aos quatro continentes. Com sua perspectiva, arquitetura ilusionística e com a aparição de uma assembléia celestial rodopiando acima, Pozzo oferece um exemplo que foi copiado em várias igrejas italianas, austríacas e alemãs da ordem dos Jesuítas.

        Pozzo publicou suas idéias artísticas num trabalho teórico, ilustrado, intitulado Perspectiva pictorum et architectorum  (Perspectiva dos pintores e arquitetos, 2 volumes, 1693, 1698), sua obra principal, codificação  teórica dos princípios da cenografia barroca e cuja contribuição mais original é o processo de representação do espaço cênico em plantas miniaturizadas. Esse trabalho foi traduzido e divulgado em Londres (1707) e Augsburg (1708, 1711). Nele Pozzo oferece instruções em perspectivas e cenários para a pintura arquitetural. O trabalho foi um dos primeiros manuais sobre perspectiva para artistas e arquitetos, alcançando muitas edições, até mesmo no século XIX, tendo sido traduzido do original em Latim e Italiano para numerosos idiomas, tais como francês, alemão, inglês e chinês, em virtude das conecções de Pozzo com os jesuítas.

        A convite do Imperador Leopoldo I, em 1702 (1704?) Pozzo mudou-se para Viena, onde trabalhou para o soberano, a corte, o Príncipe Johann Adam von Lechtenstein e várias ordens religiosas e igrejas. Algumas tarefas eram cenografias ocasionais para um  cenário religioso ou teatral, e estas não foram conservadas.

        Seu trabalho mais significativo em Viena é o monumental afresco do teto do Palácio Liechtenstein,  Triumph of Hercules (Triunfo de Hércules), que, de acordo com as fontes, foi muito admirado pelos contemporâneos. Alguns de seus retábulos sobreviveram na Igreja Jesuíta de Viena.

         Suas composições de retábulos e afrescos ilusionistas em tetos teve muitos seguidores na Hungria, Bohemia, Moravia e mesmo na Polônia. Suas telas demonstram que Pozzo era um pintor menos atrativo numa visão mais próxima e atenta.

Igreja de Santo Inácio, Roma (Atual)

 

 
 
 
           
St Ignazio cures victims of the Plague
 
 

The Apotheose of St Ignazio (detail)
 
The Apotheose of St Ignazio - The continents (detail)
 

The Apotheose of St Ignazio - 1688-90
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
What a Friend We Have in Jesus
Gospel Singers
 
Produção e formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha