Basílica de São Francisco, Assis, Itália

 

A Basílica de São Francisco de Assis, construída na terra natal de São Francisco (c.1182-1226), é um dos lugares mais importantes do Cristianismo.

O monastério franciscano e a Basílica inferior e  superior começaram a ser construídos imediatamente depois da canonização do Santo em 1228, terminando em 1253. A cripta foi acrescentada em 1818, quando a sepultura de São Francisco foi aberta.  A igreja inferior, onde o santo está enterrado,  tem afrescos por renomados artistas medievais como Cimabue e Giotto; na igreja superior estão os afrescos de cenas da vida de São Francisco, por Giotto.

Em outubro de 1986 e janeiro de 2002, o Papa João Paulo II se reuniu em Assis com os líderes de todas as religiões do mundo numa oração pela paz.

Em 26 de setembro de 1997 Assis foi vítima de um terremoto e a Basílica foi gravemente danificada. Parte da abóbada ruiu,  carregando com ela um afresco de Cimabue, ficando a igreja fechada por dois anos para restauração.

 

 

 

Afresco na Basílica de São Francisco, Assis, Itália

 
 

 

Portas entalhadas da Basílica de São Francisco, Assis, Itália

 

  Vitrais da Basílica de São Francisco, Assis, Itália

 
 

São Francisco, Basílica de São Francisco, Assis, Itália 

 
 
 

 

GIOTTO DI BONDONE

 

Giotto di Bondone (1267-1337) tornou-se o símbolo de uma profunda renovação na História das artes figurativas ocidentais, e a primeira renovação radical desde a Grécia antiga.

Abaixo duas imagens do seu trabalho na Basílica de São Francisco, em Assis, Itália, que era a igreja mais importante do Cristianismo naquela época.

 

 

 
     

Giotto di Bondone - View of the choir of towards the West Lower Church - San Francesco Assisi, Italy

 

Giotto di Bondone - View of the interior, Upper Church, San  Francesco Assisi, Italy

 

 

 
Fundo Musical:
Canto Gregoriano - Tantum Ergo
 
Produção e formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha