Ronaldo Miranda
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Suavidade e leveza. Claridade e clareza. Tranqüilidade e quietude. Simplicidade e síntese.

 

Podem parecer redundâncias mas todas essas sensações nos passam diante da pintura atual de Ronaldo Miranda. Fixou-se na horizontal, na linha do horizonte – sinal do equilíbrio perfeito das águas em repouso. Sua pintura no entanto não se reduz a um fato estático. A grande sensação de quietude e de harmonia resulta de um complexo equilíbrio de forças, de peso e contrapeso, de intercâmbio e constante avaliação das relações entre a cena (motivo) e a forma, incluindo a cor.

Procura cuidadosamente o perfeito ajustamento entre os termos de sua linguagem e as emoções sentidas diante do real.

 

A paisagem e a natureza morta, os objetos é que sugerem a sua síntese geométrica e cromática, impregnadas de emoção e encantamento. Portanto, o ritmo geométrico presente em sua pintura não é um dado estabelecido a priori: é uma resultante. Seu espaço é amplo, tende ao infinito, continua depois da tela, mesmo quando compartimentado por força da composição e dos elementos representados, propondo seqüências e seriações.

 

Com um grande poder de síntese, atento a todas as sutilezas do conhecimento que possui da forma, Ronaldo Miranda propõe uma pintura limpa e pura, captando de maneira sutil a vibração que a natureza lhe transmite em sua constante e indefinível mutação.

 

(Abelardo Zaluar, 31 de julho de 1983).

 
 
 
Outras referências sobre Ronaldo Miranda, suas Exposições e Premiações
são encontradas nas mostras 1 e 2.
 
 
 
Fabril I
 
 
 
Fabril II
 
 
 
Fabril III
 
 
 
Fabril IV
 
 
 
Fabril V
 
 
 
Fabril VI
 
 
 
Fabril VII
 
 
 
 
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Fundo Musical:
Alguém como tu
Jair Amorim, 1915-1993
José Maria de Abreu, 1911-1966
 
 
Produção: Mario Capelluto
Supervisão: Ida Aranha
Formatação: Julia Zappa
 
 
 
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Agosto 2008
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